autoria, edição e produção de Augusto Moura Brito

12
Jul 11

 

…Chegou o verão! As romarias vão acontecendo por todo o país nos dias de Julho e Agosto.

 

Este ano, entre 28 de Junho e 10 de Julho, na freguesia da Bobadela – Loures – mais uma vez ocorreram as festividades anuais em honra e comemoração da elevação a vila.

A alegria, a satisfação e o deslumbramento foram a característica veiculada pelos rostos de toda a comunidade residente. Durante todos estes dias, as bancas, os carrinhos, as canções, os comes e bebes misturados com os choros dos mais novos e a folia dos mais velhos, foram a iguaria principal de toda a população em festa.

No último dia, com a garraiada, o entusiasmo redobrou para ver tudo o que ia acontecendo no redondel. A azáfama e os cotovelos sucediam-se sem parar para ver de mais perto os touros e os jovens mais afoitos e destemidos. O espectáculo contagiava a multidão ávida e sedenta das cornadas e dos trambolhões que iam acontecendo e se iam embrulhando com aqueles que se amontoavam junto da vedação para ver de mais perto as habilidades dos touros e dos jovens que se revezavam na arena improvisada e construída com muito jeito e segurança. Foi grande o delírio ver e ouvir todos aqueles gritos que soavam de muitas bocas com um misto de alegria e choro à mistura. Era a festa taurina que decorria numa vila onde os aficionados eram muitos e o semblante humorístico ia envolvendo todos eles que faziam daquela festa o seu momento de glória e furor.

Ao invés, na cidade de Sacavém onde aconteciam as Festas do Barco e a Feira do Espírito Santo mais antigas e a Feira Medieval mais recentemente para exemplificar, vemos na vila da Bobadela, dinamismo, cultura e apostada na recreação e na festa e não no marasmo inconsequente.

Na cidade de Sacavém algo tem que acontecer…porque a cidade merece e a população agradece!

 

Augusto Moura Brito

   julho 2011

                             

publicado por sacavem-actual às 21:44

Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22

24
25
26
27
28
30

31


mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO