autoria, edição e produção de Augusto Moura Brito

09
Mar 13

 

O PS e a Junta de Freguesia de Sacavém, ao emitirem os dois comunicados acerca da sua posição sobre o Plano de Pormenor do antigo quartel, pretendem, ainda não sabemos os porquês, desresponsabilizarem-se de um posicionamento assumido por alguns elementos do PS de Sacavém instalados no poder na câmara de Loures há 12 anos ou, apontar no escuro da confusão e, designarem-se como os arautos da defesa da urbanidade e bem-estar da comunidade de Sacavém que não estão contemplados neste projeto de urbanismo.

Afinal o que existe de concreto e de verdadeiro neste diferendo?...

Não será porventura a apologia da duradoura zanga das comadres que vem agora ao desafio evocar das suas razões de justiça ou, fazer jus a eventuais questiúnculas surgidas nas últimas eleições autárquicas e ainda não completamente saradas ou, porventura, será por dificuldades nas próximas?

Quem leu o comunicado… fica certamente equivocado com a matéria sobre a classificação de imóveis! Todos os executivos, quer sejam de freguesia quer sejam de câmara, são culpados por não atenderem alertas, vindos de várias direções, sobre questões identitárias da memória local. Há muito tempo que a igreja matriz e algum do seu acervo escultórico – refiro-me às jazidas tumulares existentes no seu exterior - deveriam ter sido propostas de interesse público. Infelizmente nunca o foram ou nem o serão certamente!

Apesar de algumas questões de gramática arquitetural que o executivo vem agora defender e das quais somos concordantes, não será através da estratégia que delinearam com o convite à população para uma presença na assembleia de freguesia, pouco frequentada, que mobilizariam uma comunidade e assim contrariar a matriz do plano de pormenor entretanto gizado.

Urge uma aproximação mais solidária, mais democrática, mais autêntica e, quiçá menos pretensiosa e mais humilde.

Sacavém merece muito mais!…

 

   Augusto Moura Brito

      março 2013

publicado por sacavem-actual às 20:32

Março 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO