autoria, edição e produção de Augusto Moura Brito

24
Jun 11

 

São muitos aqueles que conhecem e sabem inúmeras histórias sobre a importância do rio Trancão. A importância económica do rio para Sacavém, aliada à construção dos caminhos de ferro na 2ª metade do século XIX são, em si mesmo, o reflexo da instalação de inúmeras fábricas no seu perímetro e, consequentemente, de um grande afluxo de migrantes do interior de Portugal, com destaque para loriguenses e alentejanos.

Esta imagem fala-nos da dinâmica económica que o rio originava e dos processos industriais ali instalados, com especial destaque para as instalações da Viúva Reis, cais da Trefilaria e da fábrica da cortiça. É este passado com história da actual cidade, que merece ser reinventado e interpretado à luz das novas tecnologias da informação e comunicação. Sacavém e toda a comunidade residente exige que este passado seja restaurado, estudado e divulgado através de pólos de reflexão e interpretação dinamizados na freguesia e em locais de visibilidade e com estudiosos e antigos trabalhadores de molde a transmitirem às gerações do presente e do futuro a história deste lugar e das suas GENTES.

Sacavém tem perdido nestes últimos anos, o seu maior epíteto - Sacavém é outra loiça - pelo facto de ainda não terem sido criados ou dinamizados com pendor e insistência no seu espaço nobre, os tais pequenos pólos de animação de artesãos da loiça e do barro que tanto ajudaram na exaltação do nome de Sacavém. Falta de desígnio, engenho e arte ou laxismo assumido?

Urge alterar este "modus faciendi" e compreender que a pedagogia tem os seus escolhos/dificuldades mas também as suas virtudes inculcados no imaginário colectivo que se pretende seja actuante e fiel depositário daquilo que herdámos.

 

Imagem retirada da internet - Facebook - atribuída a José Alberto.

 

Augusto Moura Brito

  junho 2011

                             

 

publicado por sacavem-actual às 14:00

Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
25

26
27
28
29
30


mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO